É muito triste ter que ser a porta voz de uma realidade tão injusta e triste, mas para conquistarmos nossos objetivos, precisamos encarar a verdade do mundo real para melhor lidar com ela. Então segura o seu coração e vem comigo, entenda porque ser sexy te atrapalha a viver um amor recíproco:
Mulheres muito sexys tendem a viver relacionamentos abusivos!
Existe um artigo científico na revista brasileira de desenvolvimento, As Representações Sociais Sobre Relacionamentos Abusivos (OLIVEIRA et al, 2016) provando a existência da romantização do relacionamento abusivo pela nossa cultura. Isto acontece através da música, da literatura, do cinema, das séries, da TV.
Isso quer dizer que corpos femininos que são sexualizados pela sociedade como perfeitos são objetificados. O problema disto é que, na nossa sociedade, segundo este estudo, o amor é tido como algo separado da satisfação sexual.
Um exemplo citado é uma música da cantora Kelly Key “Por Causa de Você”, onde ela fala sobre o controle e a submissão que sofreu do namorado. Outras canções que poetizam ou transformam em entretenimento dinâmicas relacionais tóxicas:
“MESMO QUE SEJA EU”, ERASMO CARLOS E ROBERTO CARLOS
“FILOSOFIA E POESIA É O QUE DIZIA MINHA VÓ/ ANTES MAL ACOMPANHADA DO QUE SÓ/ VOCÊ PRECISA DE UM HOMEM / PRA CHAMAR DE SEU/ MESMO QUE ESSE HOMEM SEJA EU”
“MEU ANJO”, JOÃO NETO E FREDERICO
“NÃO ADIANTA TENTAR SE ESCONDER / PORQUE SEMPRE VOU TE ENCONTRAR. / VOU ANDAR COLADO EM VOCÊ. MAIS CEDO OU MAIS TARDE VOCÊ VAI NOTAR QUE É INÚTIL TENTAR ME DEIXAR. MEU ANJO, MEU SONHO, MEU SOL DE VERÃO. / ME DEIXA SER DONO DO SEU CORAÇÃO”
“COMO EU QUERO”, LEONI E PAULA TOLLER
“UH EU QUERO VOCÊ / COMO EU QUERO / LONGE DO MEU DOMÍNIO / CÊ VAI DE MAL A PIOR / VEM QUE EU TE ENSINO / COMO SER BEM MELHOR”
“DEPENDE”, WESLEY SAFADÃO
“E QUER SABER SE O PAPAI TEM O MACETE / SE TEM CHANCE, PORQUE TEM MUITO INTERESSE E ANTES QUE EU RESPONDA A SUA PERGUNTA / VAI, VIRA DE COSTA PRA EU AVALIAR SUA BUNDA/ E QUER SABER SE EU TÔ SOLTEIRO, OU SE EU TÔ NAMORANDO DEPENDE, DEPENDE DE QUEM TÁ ME PERGUNTANDO”
Neste contexto, existe também o caso de “Lolita”, livro de Vladimir Nabokov, que fala sobre o relacionamento de abuso pintado como amor verdadeiro entre padrasto e enteada.
Outro grande exemplo de romantização deste tipo de relacionamento é o FENÔMENO CONTEMPORÂNEO que gerou filmes, o livro “Cinquenta Tons de Cinza”. Nele, o protagonista “romântico” é, na verdade, um indivíduo perturbado, controlador, ciumento, manipulador com clara propensão a violência sexual, o que pode ser visto na forma como Christian persegue Ana e nas vezes em que se relacionou sexualmente com ela, enquanto estava com raiva, não respeitando limites dela.
Estes são alguns exemplos de tantos outros que se encaixam nessa caracterização de obras que transformam a violência sexual e doméstica em algo desejável, atraente e sexy.
A partir daí é criado uma aceitação de que este tipo de relacionamento é ideal e perfeito. Aqui vai um trecho importante deste estudo:
“A romantização deste tipo de relacionamento constrói a perigosa ideia de que tudo que é feito “por amor” é justificável, seja o ciúme exagerado, os acessos de raiva, os constrangimentos, as chantagens emocionais, a violência, o abuso sexual e até mesmo o assassinato.
E ainda, as autoras afirmam:
“Esta dinâmica ocorre como consequência de uma realidade violenta e problemática de glamourização do abuso, tornando-o poético e desejável. Isso explica muitas mulheres,mesmo que famosas, ricas ou influentes e, portanto, poderosas, terem estado ou até permanecido em relações em que foram traídas.
Pois é, mulheres poderosas tendem a atrair pares infiéis e esta é outra história que eu não gostaria de ter que te contar…
Caso você queira romper o ciclo de frustrações amorosas de uma vez por todas na sua vida, as inscrições para o Programa RenovAção estão abertas. São poucas vagas disponíveis e você pode ser uma das escolhidas. Para participar do nosso processo de seleção, basta agendar uma Sessão de Descoberta Gratuita.
CLIQUE AQUI PARA AGENDAR SUA SESSÃO DE DESCOBERTA GRATUITA
Nela, você receberá um diagnóstico da sua questão de vida amorosa (que te impede de atrair e nutrir um amor recíproco) e também o plano prático da nossa metodologia aplicada para resolver o amor na sua vida, especificamente. Assim você também terá a oportunidade de entender se o que podemos te proporcionar era mesmo tudo o que você passou anos buscando.
Te espero aqui dentro!
Beijos de luz e um abraço gostoso,
Fê Girassol